sábado, 6 de novembro de 2010

Aula 5 de novembro de 2010

 
Hoje dia 5 de novembro de 2010 o primeiro assunto passado pela professora foi cartas de comunicação, Foi passada uma atividade que nós alunos teríamos que pesquisar sobre:
·         Carta formal é aquela carta que escrevemos para uma instituição, para uma entidade publica ou privada, de acordo com uma estrutura rígida convencionada que deve ser respeitada. Em primeiro lugar, deve surgir a identificação do remetente e do destinatário e respectiva morada. Em seguida, a designação do local e da data. Posteriormente, a denominação do destinatário e respectiva fórmula de tratamento. A seguir, surge o corpo da carta propriamente dito. O último parágrafo condensa a fórmula de despedida e por fim aparece a assinatura do remetente.  No caso das correspondências comercial e oficial textos jurídicos, comunicados, ofícios, memorandos emitidos por órgãos públicos a linguagem é muitas vezes feita de jargões e expressões de uso comum ao contexto que lhes é próprio.
·         Carta informal é aquela que escrevemos para amigos familiares.
Uma carta tem estrutura:
·         Cabeçalho
·         Formula de saudação
·         Corpo de carta
·         Fecho
·         Formula de despedida
·         Post-scriptum

Exemplo de Carta comercial
       Loja Maria
Maria e Cia. Ltda.
Comércio de utensílios
Av. João, 1000
Goiânia – GO
Goiânia, 03 de março de 2008.
Ao diretor
Joaquim Silva
Rua das Amendoeiras, 600
Belo Horizonte – MG
Prezado Senhor:
         Confirmamos ter recebido uma reivindicação de depósito no valor três mil reais referente ao mês de fevereiro. Informamos-lhe que o referido valor foi depositado no dia 1º de março, na agência 0003, conta corrente 3225, Banco dos empresários. Por favor, pedimos que o Sr. verifique o extrato e nos comunique o pagamento. Pedimos escusas por não termos feito o depósito anteriormente, mas não tínhamos ainda a nova conta bancária.
         Nada mais havendo, reafirmamos os nossos protestos de elevada estima e consideração.
Atenciosamente,
Amélia Sousa
Gerente comercial
Exemplo de Carta Oficial
OFÍCIO DE SOLICITAÇÃO
Ofício nº ___/___
Senhor (nome do destinatário)
(cargo)
(empresa ou órgão)

Eu, (nome), brasileiro, (estado civil), (profissão), inscrito no CPF sob o nº (informar), residente e domiciliado à (informar endereço), sirvo-me do presente para solicitar a Vossa Excelência (descreva sua solicitação) com a finalidade de (descrever o fim a que se deve o pedido).

Limitado ao exposto, fique com meus votos de estima e consideração.
(localidade), (dia) de (mês) de (ano)

(assinatura)
(seu nome)
Dando continuação a aula a professora passou mais 2 assuntos :
1-      Uso da Vírgula
·         Usa-se a vírgula:
Para marcar intercalação:
a)  do adjunto adverbial: O café, devido à sua abundância, vem caindo de preço.

b) da conjunção: Os cerrados são secos e áridos. Estão produzindo, todavia, quantidades de alimentos.

c) das expressões explicativas ou corretivas: As indústrias não querem abrir mão de suas
vantagens, isto é,  não querem abrir mão dos lucros altos.

Para marcar inversão:
·         do adjunto adverbial (colocado no início da oração): Depois das sete horas, todo o comércio está de portas fechadas.

b) dos objetos pleonásticos antepostos ao verbo: Aos pesquisadores, não lhes destinaram verba alguma.

c) do nome de lugar anteposto às datas: Recife, 15 de maio de 1982.

Usa-se vírgula para separar entre si elementos coordenados (dispostos em enumeração):
Era um garoto de 15 anos, alto, magro.
A ventania levou árvores, e telhados, e pontes, e animais.

Usa-se a vírgula para marcar elipse (omissão) do verbo:

Nós queremos comer pizza; e vocês, churrasco.

Usa-se a vírgula para isolar:

- o aposto:
São Paulo, considerada a metrópole brasileira, possui um trânsito caótico.

- o vocativo:
Ora, Thiago, não diga bobagem.

2-      Uso dos Porquês:
Por que pode ser usado com o sentido de “por qual razão” ou “por qual motivo”, e trata-se da junção da preposição por + o pronome interrogativo que:

Exemplo: Não sei por que não quis ficar até mais tarde.
Por quê o uso do por quê é equivalente ao “por que”, porém, é acentuado quando vier antes de um ponto, seja final, de interrogação ou exclamação:

Exemplos: Ficar na festa até mais tarde, por quê?
Porque o termo porque  é uma conjunção causal ou explicativa e o seu uso tem significado aproximado de “pois”, “já que”, “uma vez que” ou ainda indica finalidade e tem valor aproximado de “para que”, “a fim de”.

Exemplos: Vou fazer mais um
trabalho porque tenho que entregar amanhã. (conjunção)

Porquê Quando aparece nessa forma o porquê  é um substantivo e denota o sentido de “causa”, “razão”, “motivo” e vem acompanhado de artigo, adjetivo ou
numeral:

Exemplos: Diga-me o porquê de sua contestação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário