sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Primeira aula dia 30 de julho de 2010

Portfólio
               Hoje dia 30 de julho de 2010 a professora iniciou a aula com uma frase “Ser humano é ser responsável é sentir que colocando sua pedra se colabora na construção do mundo”. (Antoine de Saint Exupéry), que nós deveríamos copiar e refletir sobre a frase. Dando continuidade a aula, a professora passou uma atividade que deveríamos criar uma musica com Roque Roque tchuba, formamos grupos para construí-las. E também passou uma pesquisa sobre “O Que é Portfólio” que seria entregue na próxima aula no dia 06 de agosto.
O nosso grupo optou por fazer um hip hop, buscando diferenciar do restante da sala, o nosso objetivo era buscar uma aceitação da turma, nas apresentações tivemos vários estilos, a aula foi dinâmica como a professora esperava.
Abaixo a musica criada pelo  grupo:
               “I vai começar a nossa longa caminhada com o Roque Roque Tchuba , vou cair na nessa estrada preste a atenção para não ficar para trás seguindo sempre em frente buscando muito mais, vou me dedicar para alcançar meu diploma lá na frente quando me formar, Roque Roque Tchuba é a nova sensação é contudo assim que eu termino essa canção”.

Aula do dia 06 de agosto de 2010

Na aula dia 06 de agosto de 2010 foi entregue a pesquisa sobre O Que é Portfólio teve um debate sobre o assunto, como vários portfólios estavam iguais á professora pediu para que todos refizessem o seu portfólio colocando e dando um toque pessoal, e que deveria ser entregue no dia 13 de agosto.
Portfólio é uma coleção de todos os trabalhos em andamento na organização  relacionado com o alcance dos objetivos de negócios. Toda organização tem um Portfólio, mesmo que não reconheça especificamente, o Portfólio é de origem italiana.
      Dando continuidade a aula foi passada algumas frases aonde nós deveriam complementa-las e justifica-las, com objetivo de fazer uma dinâmica, buscando mostra os pensamentos existentes houve participação de todos.
·         Paciência e tolerância são para mim inseparáveis.
·         Comparo a preguiça e o comodismo a falta de objetividade na vida.
·         Algo que me irrita profundamente é ser julgado sem entrar errado.
·         Acho que as pessoas deveriam amigáveis.
·         Um aspecto curioso que percebi no grupo o qual faço parte foi entrosamento.
·         Quando os dias amanhecem nublado eu me sinto acomodado.
·         A qualidade indispensável nas pessoas é o caráter.
·         Sinto que o grupo com o qual começo a conviver é descontraído.
·         O mundo seria mais feliz se todos vivessem em paz.
·         Uma amizade é realmente importante quando se pode confiar.

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Aula do dia 13 de agosto de 2010

       Na aula do dia 13 de agosto de 2010, foram entregue os portfólios pendentes, dando continuidade á aula foi falado pela professora sobre Curriculum, foi debatido sobre os aspectos do mesmo, como deveria ser apresentado e suas formas, alguns pontos importantes como:
*Não assinalo;
*Não rabisca-lo;
*Não amassa-lo;
*Apresentar de possível em uma única folha;
*Ser objetivo, de forma que agrade o selecionador;
*Procurar agradar a contratante, sem “bajulação”;
                Na mesma aula a professora passou uma atividade, que todos os alunos fizessem seu Curriculum Vitae  e entrega-se na aula do dia 20 de agosto.
     O que é um curriculum vitae?
É um documento que agrupa informações pessoais de um profissional junto a sua formação acadêmica e sua trajetória no mercado de trabalho, visando demonstrar suas qualificações, competências e habilidades. De uma forma mais direta, o curriculum descreve quem você é e quais qualidades e experiências profissionais você possui.



Modelo de Curriculum Vitae
IDENTIFICAÇÃO
Nome:
Endereço:                                                                       Bairro:                          Fone:                      
Cidade:                                                       CEP:                         Estado:
Filho de                                                                                                    
e de                                                                       
Nacionalidade:                                        Naturalidade:
Data de Nascimento:                                Estado Civil:                                Grau de Instrução:                    
Cédula de Identidade nº:                           Carteira Profissional nº:                      Série:      
Carteira de Reservista nº:                        Título de Eleitor nº:                                 Zona:    
Carteira de Habilitação nº:                        Categoria:
CPF:                                                      Inscrito  no ....................................... sob nº:   
                                                                                   (órgão profissional)

Escolaridade
CURSO 1º Grau (1ª a 8ª série)

Escola:
Cidade:                                                                               Período:
CURSO COLEGIAL OU EQUIVALENTE:

Escola:
Cidade:                                                                               Período:
CURSO SUPERIOR:

Universidade:
Faculdade:                                                                         Curso:
Cidade:                                                                               Período:
CURSOS DE APERFEIÇOAMENTO, PÓS GRADUAÇÃO, SEMINÁRIOS, PALESTRAS, ETC.

Assunto:
Entidade:                                                                               Período:
Assunto:
Entidade:                                                                               Período:
Assunto:
Entidade:                                                                               Período:

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL
Firma:
Endereço:                                                                           Bairro:
Cidade:                                                                               Estado:
Período:                                                                              Cargo:
Funções Desempenhadas:
Firma:
Endereço:                                                                           Bairro:
Cidade:                                                                               Estado:
Período:                                                                              Cargo:
Funções Desempenhadas:
Firma:
Endereço:                                                                           Bairro:
Cidade:                                                                               Estado:
Período:                                                                              Cargo:
Funções Desempenhadas:
INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES - PESSOAS QUE POSSAM DAR INFORMAÇÕES
Nome:                                                                                           Fone:
Endereço:                                                                                     Cidade:
Nome:                                                                                           Fone:
Endereço:                                                                                     Cidade:
Nome:                                                                                           Fone:
Endereço:                                                                                     Cidade:
INFORMAÇÕES ECONÔMICAS E FUNCIONAIS
Último Salário:
Salário Pretendido:
Outras Funções que se propõe a exercer:

Aula do dia 20 de agosto de 2010

 
Na aula do dia 20 de agosto foi entregue no inicio da aula o Curriculum, dando continuidade á aula, foi explicado pela professora os tipos de interpretações, o assunto da aula foi interpretação de imagem  sendo passado algumas imagens que deveríamos fazer leitura e buscar interpretar o que as imagens demonstrava, contudo tivemos um debate participativo. Foi passado pela professora imagens aonde deveríamos descobrir a mensagem que a imagem estava querendo demonstrar.
1.       A primeira imagem tinha uma mulher negra aparentemente cansada e que estava amamentando um bebê branco e que parecia saudável.
2.       Na segunda imagem, se referia a uma propaganda de uma revendedora de cuecas, onde tinha uma frase que dizia: No dia 12 embrulhe o seu pintinho para presente, onde aparecia um pinto dentro de uma cueca.

terça-feira, 9 de novembro de 2010

"A musica explode coração suas figuras de linguagens"


Explode Coração
Composição: Gonzaguinha
Chega de tentar dissimular
E disfarçar e esconder
O que não dá mais pra ocultar
E eu não posso mais calar
Já que o brilho desse olhar foi traidor
E entregou o que você tentou conter
O que você não quis desabafar e me cortou

Chega de temer, chorar, sofrer
Sorrir, se dar, e se perder, e se achar
Que tudo aquilo que é viver,

Eu quero mais é me abrir
E que essa vida entre assim
Como se fosse o Sol
Desvirginando a madrugada
Quero sentir a dor dessa manhã

Nascendo, rompendo, rasgando,
E tomando meu corpo e então
Eu chorando, sofrendo, gostando, adorando
Gritando feito louco, alucinada e criança
Sentindo o meu amor se derramando.
Não dá mais pra segurar
Explode coração

Esses foram algumas figuras de linguagens encontradas na musica com exemplos:

GRADAÇÃO-    "O primeiro milhão possuído excita, acirra, assanha a gula do milionário."
SINESTESIA-    “Dirigiu-lhe uma palavra branca e fria como agradecimento”.
ASSONÂNCIA- A fala atracada à faca
                          Ataca a graça abalada da traça… 
PLEONASMO- Estou organizando uma torcida organizada.
HIPÉRBOLE-   Já disse mais de um milhão de vezes!
ANÁFORA-      O que será que será? 
                         Que vive nas ideias desses amantes
                         Que cantam os poetas mais delirantes 
                         Que juram os profetas embriagados
METAFORA-   A vida é um palco iluminado
PROSOPOPEIA- O galo cantou às quatro da manhã... (Cantar é humano)
 

domingo, 7 de novembro de 2010

Aula do dia 06 de setembro de 2010

Na aula do dia 06 de setembro de 2010 tivemos como assunto “Dicas de interpretação de texto”. Foram mostradas algumas dicas de interpretação de texto, a interpretação depende apenas do interesse do leitor. Na continuação da aula foram passadas algumas musicas para que nós buscássemos identificar aquela mensagem que a musica demonstra.
  “Gostava tanto de você”: Nessa música o autor buscou passar aquele sentimento de tristeza, ao saber que sua filha avia sofrido um acidente e havia falecido, através dessa musica ele demostrou todo o seu amor por ela.
  “A vida é um moinho”: Cartola fez essa musica quando descobriu que sua filha era prostituta, através dessa música ele tentou mostrar para ela que na vida todos estão sujeitos a cometer erros que ela poderia esse mundo não tinha volta.
  “Flor de Liz”: Djavan fez esta música, que fala do erro que ele cometeu em só querer se fosse sua esposa e sua filha, o que aconteceu foi que as duas faleceram na mesa de parto.

Todos os alunos tiveram que expressar suas opiniões a respeito das musicas, logo em seguida ouve um breve intervalo na volta a aula a professora passou uma atividade um texto com varias perguntas aonde deveríamos responder em grupos, após a entrega dos textos a professora finalizou a aula.

Aula do dia 10 de setembro de 2010

 No dia 10 de setembro, a professora mostrou em slides duas poesias que nós deveríamos analisa-las, e  que cada aluno expressasse suas ideias a repeito de cada poesia

Poesia de Carlos Drummond de Andrade                                          
No meio do caminho
No meio do caminho tinha uma pedra
Tinha uma pedra no meio do caminho
Tinha uma pedra
No meio do caminho tinha uma pedra.

Nunca me esquecerei desse acontecimento
Na vida de minhas retinas tão fatigadas.
Nunca me esquecerei que no meio do caminho
Tinha uma pedra
Tinha uma pedra no meio do caminho
No meio do caminho tinha uma pedra.

                    


Poesia de Vinicius de Moraes
Soneto de felicidade
De tudo, ao meu amor serei atento
Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto
Que mesmo em face do maior encanto
Dele se encante mais meu pensamento.
Quero vivê-lo em cada vão momento
E em seu louvor hei de espalhar meu encanto
E rir meu riso e derramar meu pranto
Ao seu pesar ou seu contentamento.
E assim, quanto mais tarde me procure
Quem sabe a morte, angústia de quem vive
Quem sabe a solidão, fim de quem ama
Eu possa me dizer do amor (que tive):
Que não seja imortal, posto que é chama
Mas que seja infinito enquanto dure.




Também foi falado sobre estrutura de texto, todo texto deve ter coerência e coesão, busca seguir uma ordem de contexto, visando deixar o leitor mais satisfeito com o conteúdo escrito, todo texto deve ter começo, meio e fim ou (introdução, desenvolvimento e conclusão). Foi falado que de alguns defeitos que deveríamos evitar, abaixo mostrado.  Outro assunto foi comentado pela professora que foi “A importância do ato de Ler”.
DEFEITOS A EVITAR
Iniciar uma ideia geral, mas que não se relaciona com a segunda parte da redação.
II. Iniciar com digressões (o início dever ser curto).
III. Iniciar com as mesmas palavras do título.
IV. Iniciar aproveitando o título, com se este fosse um elemento d primeira frase.
V. Iniciar com chavões
Exemplos:
- Desde os primórdios da Antiguidade...
- Não é fácil a respeito de...
- Bem, eu acho que...
- Um dos problemas mais discutidos na atualidade...
Não finalizar (é o principal defeito)
II. Avisar que vai concluir, utilizando expressões como "Em resumo" ou "Concluindo"


A importância do ato de Ler
Sei que vivemos em um país onde a maioria da população é analfabeta (que fique bem claro que “saber ler” não é simplesmente juntar as letras formando palavras, juntar palavras formando frases e nem juntar frases formando textos, saber ler não é simplesmente ler, “saber ler” é ler e entender, é ler e depois poder expressar aquilo que leu com suas próprias palavras, saber ler é saber interpretar.

Figuras de linguagens encontradas na Musica!


Explode Coração
Composição: Gonzaguinha

Chega de tentar dissimular
E disfarçar e esconder
O que não dá mais pra ocultar
E eu não posso mais calar
Já que o brilho desse olhar foi traidor
E entregou o que você tentou conter
O que você não quis desabafar e me cortou
 HIPÉRBOLE, GRADAÇÃO, ANÁFORA

Chega de temer, chorar, sofrer 
Sorrir, se dar, e se perder, e se achar 
Que tudo aquilo que é viver,
GRADAÇÃO, ANÁFORA

Eu quero mais é me abrir
E que essa vida entre assim
Como se fosse o Sol 
 Desvirginando a madrugada
METAFORA, PROSOPOPEIA
Quero sentir a dor dessa manhã 
 SINESTESIA

Nascendo, rompendo, rasgando,
E tomando meu corpo e então
Eu chorando, sofrendo, gostando, adorando 
Gritando feito louco, alucinada e criança 
Sentindo o meu amor se derramando.
Não dá mais pra segurar
Explode coração 
  GRADAÇÃO, ASSONÂNCIA
SINESTESIA, PLEONASMO.

Aula do dia 1 de outubro de 2010



Na aula do dia 1 de outubro de 2010 foi mostrado em slides, explicado sobre ortografia pela professora buscando nos alertar sobre os erros ortográficos cometidos, e também foi falado sobre expressões populares.
Ortografia deriva das palavras gregas ortho (ορθο no alfabeto grego) que significa "correto" e graphos (γραφος) que quer dizer "escrita", ou seja, ortografia é a forma correta de escrever as palavras. A ortografia é a parte da gramática normativa que ensina a escrever corretamente as palavras de uma língua definindo, nomeadamente, o conjunto de símbolos (letras e sinais diacríticos), a forma como devem ser usados, a pontuação, o uso de maiúsculas, etc.
Expressões populares
Diariamente utilizamos expressões com significados diferentes daquilo que elas representam literalmente, mas raramente nos preocupamos em ir atrás da sua origem ou até mesmo da sua forma correta.
Abaixo cito 15 expressões que todo mundo erra, ou que todo mundo usa mais que nem todo mundo sabe direito o significado ou seu correto emprego.
1) Enfiou o pé na jaca: o correto é enfiou o pé no jacá. Antigamente, os tropeiros paravam nas vendinhas, a meio caminho, para tomar uma pinga. Quando bebiam demais, era comum colocarem o pé direito no estribo e, quando jogavam a perna esquerda para montar no burro, erravam, pisavam no jacá (o cesto em que as mercadorias eram carregadas) e levavam um grande tombo. Por isso, quando alguém bebia demais dizia-se que ele enfiaria o pé no jacá. A jaca, fruta, não tem nada com isso. Apesar da novela da Globo.
2) Batatinha quando nasce, esparrama pelo chão: o correto é batatinha quando nasce, espalha a rama pelo chão.
3) Cor de burro quando foge: o correto é corro de burro quando foge!
4) Quem tem boca vai a Roma: pois é, eu também fiquei surpreso ao saber que o correto não tem nada a ver com a capacidade de pela comunicação ir a qualquer parte do mundo, e sim uma forma de exortação à crítica política; o correto é quem tem boca vaia Roma.
5) É a cara do pai escarrado e cuspido‘: essa é forma escatológica de dizer que o filho é muito parecido com o pai; o correto é a cara do pai em Carrara esculpido (Carrara é uma cidade italiana de onde se extrai o mais nobre e caro tipo de mármore, que leva o mesmo nome da cidade).
6) Quem não tem cão, caça com gato: o correto é quem não tem cão, caça como gato. Ou seja, sozinho!
7) Nas coxas: as primeiras telhas usadas nas casas aqui no Brasil eram feitas de Argila, que eram moldadas nas coxas dos escravos que vieram da África. Como os escravos variavam de tamanho e porte físico, as telhas ficavam todas desiguais devido as diferentes tipos de coxas. Daí a expressão fazendo nas coxas, ou seja, de qualquer jeito (quer dizer, não tem nenhuma conotação erótico-sexual, mente suja).





Aula do dia 8 de outubro de 2010

No dia 8 de outubro de 2010, a professora passou para nós alunos um vídeo aonde deveria buscar os erros cometidos pelas pessoas na pronuncia. O vídeo tinha como tema “O assassinato da língua Portuguesa”, nesse vídeo podemos observar vários erros cometidos, como cacofonia, erros de concordância verbal e nominal.
Abaixo mostrarei algumas frases que consegui observar no vídeo:
   1.       Somos muitos apegados a família.
   2.       E tudo na nossa vida.
   3.       Fomos sempre zunidos.
   4.       Sempre fomos famílias.
   5.       Ela vai vim.
   6.       Onde um ia, ia todos.
   7.       Onde um tava, tava todos.
   8.       Ela cativava todo mundo, onde ela chegava.
   9.       Todo mundo cativava ela.
   10.   Qualquer coisa que nós fomos fazer, era nós 5.
   11.   Nunca foi encostado um dedo em relação a minha filha.
   12.   Meus filhos pra mim é tudo na minha vida.
   13.   O que mais doi e as pessoas falá que nós somos assassinos verdadeiros.
   14.   A gente sabia que nós não fizemos nada.
   15.   Foi momentos horríveis.
   16.   Houve gritos.
Como podemos observar são erros cometidos pela maioria da população, são erros que muitas pessoas pensam que estão pronunciando de forma correta e na verdade estão cometendo erros gravíssimos.

Aula do dia 15 de outubro de 2010


Na aula do dia 15 de outubro de 2010, a professora iniciou a aula falando sobre blog, que todos deveriam criar o seu blog, para facilitar na correção do portfólio e outras atividades. A professora demostrou como cria-lo, o objetivo do blog e facilitar o nosso Portfólio. Dando continuidade a aula a professora falou sobre os respectivo assunto:
·         Colocação pronominal: se refere à posição que os pronomes pessoais oblíquos átonos ocupam na frase em relação ao verbo.
·         Próclise: quando se encontra antes do verbo.
·         Mesóclise: quando se encontra no meio do verbo.
·         Ênclise: quando se encontra após o verbo.
·         futuro do presente: Emprega-se o futuro do presente para assinalar uma acção que ocorrerá no futuro relativamente ao momento em que se fala.
·         futuro do pretérito: Emprega-se o futuro do pretérito para assinalar;
            Um fato futuro em relação a outro no passado
            Uma ironia ou um pedido de cortesia
Oblíquos: Pronome pessoal do caso oblíquo é aquele que, na sentença, exerce a função de complemento verbal, ou seja, objeto direto ou objeto indireto.
Todos esses assuntos citados foi trabalho pela professora em sala de aula, mostrando exemplos e slides.

sábado, 6 de novembro de 2010

Aula do dia 29 de outubro de 2010


Hoje dia 29 de outubro de 2010 a professora iniciou a aula com uma musica pedindo para nós aluno formasse grupos por que haveria um debate sobre a música. Na musica Zé Ramalho tenta mostra o nível de modernização que temos no Brasil, através da musica Zé Ramalho demostra sua indignação com as palavras estrangeiras que já se tornaram palavras abrasileiradas, na musica ele se mostra uma pessoa simples que acaba se deparando com as palavras estrangeiras, e se vê num mundo totalmente diferente daquele mundo que ele estava acostumado a viver.

Outro dia me convidaram pra ir ao Mc'Donalds comemos um pão com carne

O salão estava, lotado fizemos os pedidos através de um tal de , drive tru

Os
colegas percebendo a minha irritação disseram: Se tu estiver com pressa eles tem um sistema de entrega a domicilio maravilhoso

Desacostumado com esse linguajar chamei os 'cabas’: vamos s'imbora.

Seguimos pela avenida Henrique Shaumann, onde pude observar um outdoor ,que estava escrito China

e uma seta indicativa estacionamento ,nós não paramos por lá não.

Seguimos mais adiante avistamos um restaurante bonito e luxuoso e na porta de entrada uma luz neon piscando escrita : aberto.

quando olhei pro chão pude ver um capacho abandonado com a bandeira americana me convidando : seja bem vindo

Ao adentrar á aquele recinto pude observar na decoração
e nas paredes estavam escritas assim :bolo gelado , pão com ovo , pão com carne e alimentos rápidos.

Eu pensei comigo : Food na Bahia agente usa numa outra situação.

Do meu lado esquerdo uma garota tomava uma cerveja numa lata vermelha e azul cuja a marca era bud wicer
o camarada que lhe acompanhava com sua long neck Heineken

Do meu lado direito uma loira bonita ,peituda falava pro cabra com uma
voz sensual assim :eu trabalho numa centro de relaxamento para homem .
e ele pergunta pra ela : fica próximo do motel minhas flores ?
e ela disse : não bebê , fica junto a boate.

a fome aumentava juntamente com a raiva

e eu não sabia seu eu pedia um hot Dog ou um simples cachorro quente
'emputecido' mais uma vez com aquela situação chamei os caboclos : vamos s'imbora

Na saída o manobrista nos recebe e nos entrega a chave do nosso possante
veículo

um Fusca 68 fabricado em Volta Redonda na época do presidente Juscelino Kubitscheck
ele olha pra mim e me diz : obrigado senhor tenha uma boa noite.

e eu usando toda minha simplicidade e educação que aprendi no sertão da Bahia ,eu olhei pra ele e lhe disse :
'' Vá pra puta que lhe pariu ''

Eu gostaria de falar com presidente pra cuidar
melhor da gente que vive nesse país
nossa gramatica esta tão dividida tem gente falando happy, pensando que é feliz

Acabaria com esse tal de estrangeirismo que perturba nossa língua e muda tudo de vez
e os mendigos que hoje vivem nas calçadas ensinaria ao brasileiro que aqui se fala o português

Sou simples ,sou composto, oculto ,indeterminado ,particípio, eu sou gerúndio ,fonema sim senhor , adjetivo ,predicado , eu sou sujeito , ainda trago no meu peito esse país com muito amor
Sou simples ,sou composto, oculto ,indeterminado ,particípio, eu sou gerúndio ,fonema sim senhor , adjetivo ,predicado ,eu sou sujeito , ainda trago no meu peito esse país sofredor
Lá no centro da cidade quase que morri de fome
tanta coisa ,tanto nome sem eu saber pronunciar é : comida rápida , entrega a domicilio , servir a si próprio, cachorro quente  , molho de tomate.
Eu só queria almoçar
Lá no centro da cidade quase que morri de fome
tanta coisa ,tanto nome sem eu saber pronunciar é : comida rápida , entrega a domicilio , servir a si próprio, cachorro quente  , molho de tomate
Meu Deus onde é que eu vim parar
'' Oxente problem''




Na continuação da aula a professora passou uma pesquisa aonde deveríamos pesquisar sobre a “Origem do português”. O portuguesa é derivada do latim vulgar, com mais de 240 milhões  de falantes é a quinta língua mais falada no mundo, sendo a mais falada do hemisfério Sul  , é a terceira língua mais falada no mundo ocidental e é uma das línguas do alfabeto latino. Assim como outros idiomas, o português sofreu uma evolução histórica, sendo influenciado por vários idiomas e dialetos ate chegar ao português atual, ocorreram varias mudanças ortográficas no decorrer dos anos. O português surgiu no noroeste da península Ibérica e desenvolveu-se na sua faixa ocidental, incluindo parte da antiga Lusitânia e da Bética romana.

Aula 5 de novembro de 2010

 
Hoje dia 5 de novembro de 2010 o primeiro assunto passado pela professora foi cartas de comunicação, Foi passada uma atividade que nós alunos teríamos que pesquisar sobre:
·         Carta formal é aquela carta que escrevemos para uma instituição, para uma entidade publica ou privada, de acordo com uma estrutura rígida convencionada que deve ser respeitada. Em primeiro lugar, deve surgir a identificação do remetente e do destinatário e respectiva morada. Em seguida, a designação do local e da data. Posteriormente, a denominação do destinatário e respectiva fórmula de tratamento. A seguir, surge o corpo da carta propriamente dito. O último parágrafo condensa a fórmula de despedida e por fim aparece a assinatura do remetente.  No caso das correspondências comercial e oficial textos jurídicos, comunicados, ofícios, memorandos emitidos por órgãos públicos a linguagem é muitas vezes feita de jargões e expressões de uso comum ao contexto que lhes é próprio.
·         Carta informal é aquela que escrevemos para amigos familiares.
Uma carta tem estrutura:
·         Cabeçalho
·         Formula de saudação
·         Corpo de carta
·         Fecho
·         Formula de despedida
·         Post-scriptum

Exemplo de Carta comercial
       Loja Maria
Maria e Cia. Ltda.
Comércio de utensílios
Av. João, 1000
Goiânia – GO
Goiânia, 03 de março de 2008.
Ao diretor
Joaquim Silva
Rua das Amendoeiras, 600
Belo Horizonte – MG
Prezado Senhor:
         Confirmamos ter recebido uma reivindicação de depósito no valor três mil reais referente ao mês de fevereiro. Informamos-lhe que o referido valor foi depositado no dia 1º de março, na agência 0003, conta corrente 3225, Banco dos empresários. Por favor, pedimos que o Sr. verifique o extrato e nos comunique o pagamento. Pedimos escusas por não termos feito o depósito anteriormente, mas não tínhamos ainda a nova conta bancária.
         Nada mais havendo, reafirmamos os nossos protestos de elevada estima e consideração.
Atenciosamente,
Amélia Sousa
Gerente comercial
Exemplo de Carta Oficial
OFÍCIO DE SOLICITAÇÃO
Ofício nº ___/___
Senhor (nome do destinatário)
(cargo)
(empresa ou órgão)

Eu, (nome), brasileiro, (estado civil), (profissão), inscrito no CPF sob o nº (informar), residente e domiciliado à (informar endereço), sirvo-me do presente para solicitar a Vossa Excelência (descreva sua solicitação) com a finalidade de (descrever o fim a que se deve o pedido).

Limitado ao exposto, fique com meus votos de estima e consideração.
(localidade), (dia) de (mês) de (ano)

(assinatura)
(seu nome)
Dando continuação a aula a professora passou mais 2 assuntos :
1-      Uso da Vírgula
·         Usa-se a vírgula:
Para marcar intercalação:
a)  do adjunto adverbial: O café, devido à sua abundância, vem caindo de preço.

b) da conjunção: Os cerrados são secos e áridos. Estão produzindo, todavia, quantidades de alimentos.

c) das expressões explicativas ou corretivas: As indústrias não querem abrir mão de suas
vantagens, isto é,  não querem abrir mão dos lucros altos.

Para marcar inversão:
·         do adjunto adverbial (colocado no início da oração): Depois das sete horas, todo o comércio está de portas fechadas.

b) dos objetos pleonásticos antepostos ao verbo: Aos pesquisadores, não lhes destinaram verba alguma.

c) do nome de lugar anteposto às datas: Recife, 15 de maio de 1982.

Usa-se vírgula para separar entre si elementos coordenados (dispostos em enumeração):
Era um garoto de 15 anos, alto, magro.
A ventania levou árvores, e telhados, e pontes, e animais.

Usa-se a vírgula para marcar elipse (omissão) do verbo:

Nós queremos comer pizza; e vocês, churrasco.

Usa-se a vírgula para isolar:

- o aposto:
São Paulo, considerada a metrópole brasileira, possui um trânsito caótico.

- o vocativo:
Ora, Thiago, não diga bobagem.

2-      Uso dos Porquês:
Por que pode ser usado com o sentido de “por qual razão” ou “por qual motivo”, e trata-se da junção da preposição por + o pronome interrogativo que:

Exemplo: Não sei por que não quis ficar até mais tarde.
Por quê o uso do por quê é equivalente ao “por que”, porém, é acentuado quando vier antes de um ponto, seja final, de interrogação ou exclamação:

Exemplos: Ficar na festa até mais tarde, por quê?
Porque o termo porque  é uma conjunção causal ou explicativa e o seu uso tem significado aproximado de “pois”, “já que”, “uma vez que” ou ainda indica finalidade e tem valor aproximado de “para que”, “a fim de”.

Exemplos: Vou fazer mais um
trabalho porque tenho que entregar amanhã. (conjunção)

Porquê Quando aparece nessa forma o porquê  é um substantivo e denota o sentido de “causa”, “razão”, “motivo” e vem acompanhado de artigo, adjetivo ou
numeral:

Exemplos: Diga-me o porquê de sua contestação.