sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Primeira aula dia 30 de julho de 2010

Portfólio
               Hoje dia 30 de julho de 2010 a professora iniciou a aula com uma frase “Ser humano é ser responsável é sentir que colocando sua pedra se colabora na construção do mundo”. (Antoine de Saint Exupéry), que nós deveríamos copiar e refletir sobre a frase. Dando continuidade a aula, a professora passou uma atividade que deveríamos criar uma musica com Roque Roque tchuba, formamos grupos para construí-las. E também passou uma pesquisa sobre “O Que é Portfólio” que seria entregue na próxima aula no dia 06 de agosto.
O nosso grupo optou por fazer um hip hop, buscando diferenciar do restante da sala, o nosso objetivo era buscar uma aceitação da turma, nas apresentações tivemos vários estilos, a aula foi dinâmica como a professora esperava.
Abaixo a musica criada pelo  grupo:
               “I vai começar a nossa longa caminhada com o Roque Roque Tchuba , vou cair na nessa estrada preste a atenção para não ficar para trás seguindo sempre em frente buscando muito mais, vou me dedicar para alcançar meu diploma lá na frente quando me formar, Roque Roque Tchuba é a nova sensação é contudo assim que eu termino essa canção”.

Aula do dia 06 de agosto de 2010

Na aula dia 06 de agosto de 2010 foi entregue a pesquisa sobre O Que é Portfólio teve um debate sobre o assunto, como vários portfólios estavam iguais á professora pediu para que todos refizessem o seu portfólio colocando e dando um toque pessoal, e que deveria ser entregue no dia 13 de agosto.
Portfólio é uma coleção de todos os trabalhos em andamento na organização  relacionado com o alcance dos objetivos de negócios. Toda organização tem um Portfólio, mesmo que não reconheça especificamente, o Portfólio é de origem italiana.
      Dando continuidade a aula foi passada algumas frases aonde nós deveriam complementa-las e justifica-las, com objetivo de fazer uma dinâmica, buscando mostra os pensamentos existentes houve participação de todos.
·         Paciência e tolerância são para mim inseparáveis.
·         Comparo a preguiça e o comodismo a falta de objetividade na vida.
·         Algo que me irrita profundamente é ser julgado sem entrar errado.
·         Acho que as pessoas deveriam amigáveis.
·         Um aspecto curioso que percebi no grupo o qual faço parte foi entrosamento.
·         Quando os dias amanhecem nublado eu me sinto acomodado.
·         A qualidade indispensável nas pessoas é o caráter.
·         Sinto que o grupo com o qual começo a conviver é descontraído.
·         O mundo seria mais feliz se todos vivessem em paz.
·         Uma amizade é realmente importante quando se pode confiar.

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Aula do dia 13 de agosto de 2010

       Na aula do dia 13 de agosto de 2010, foram entregue os portfólios pendentes, dando continuidade á aula foi falado pela professora sobre Curriculum, foi debatido sobre os aspectos do mesmo, como deveria ser apresentado e suas formas, alguns pontos importantes como:
*Não assinalo;
*Não rabisca-lo;
*Não amassa-lo;
*Apresentar de possível em uma única folha;
*Ser objetivo, de forma que agrade o selecionador;
*Procurar agradar a contratante, sem “bajulação”;
                Na mesma aula a professora passou uma atividade, que todos os alunos fizessem seu Curriculum Vitae  e entrega-se na aula do dia 20 de agosto.
     O que é um curriculum vitae?
É um documento que agrupa informações pessoais de um profissional junto a sua formação acadêmica e sua trajetória no mercado de trabalho, visando demonstrar suas qualificações, competências e habilidades. De uma forma mais direta, o curriculum descreve quem você é e quais qualidades e experiências profissionais você possui.



Modelo de Curriculum Vitae
IDENTIFICAÇÃO
Nome:
Endereço:                                                                       Bairro:                          Fone:                      
Cidade:                                                       CEP:                         Estado:
Filho de                                                                                                    
e de                                                                       
Nacionalidade:                                        Naturalidade:
Data de Nascimento:                                Estado Civil:                                Grau de Instrução:                    
Cédula de Identidade nº:                           Carteira Profissional nº:                      Série:      
Carteira de Reservista nº:                        Título de Eleitor nº:                                 Zona:    
Carteira de Habilitação nº:                        Categoria:
CPF:                                                      Inscrito  no ....................................... sob nº:   
                                                                                   (órgão profissional)

Escolaridade
CURSO 1º Grau (1ª a 8ª série)

Escola:
Cidade:                                                                               Período:
CURSO COLEGIAL OU EQUIVALENTE:

Escola:
Cidade:                                                                               Período:
CURSO SUPERIOR:

Universidade:
Faculdade:                                                                         Curso:
Cidade:                                                                               Período:
CURSOS DE APERFEIÇOAMENTO, PÓS GRADUAÇÃO, SEMINÁRIOS, PALESTRAS, ETC.

Assunto:
Entidade:                                                                               Período:
Assunto:
Entidade:                                                                               Período:
Assunto:
Entidade:                                                                               Período:

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL
Firma:
Endereço:                                                                           Bairro:
Cidade:                                                                               Estado:
Período:                                                                              Cargo:
Funções Desempenhadas:
Firma:
Endereço:                                                                           Bairro:
Cidade:                                                                               Estado:
Período:                                                                              Cargo:
Funções Desempenhadas:
Firma:
Endereço:                                                                           Bairro:
Cidade:                                                                               Estado:
Período:                                                                              Cargo:
Funções Desempenhadas:
INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES - PESSOAS QUE POSSAM DAR INFORMAÇÕES
Nome:                                                                                           Fone:
Endereço:                                                                                     Cidade:
Nome:                                                                                           Fone:
Endereço:                                                                                     Cidade:
Nome:                                                                                           Fone:
Endereço:                                                                                     Cidade:
INFORMAÇÕES ECONÔMICAS E FUNCIONAIS
Último Salário:
Salário Pretendido:
Outras Funções que se propõe a exercer:

Aula do dia 20 de agosto de 2010

 
Na aula do dia 20 de agosto foi entregue no inicio da aula o Curriculum, dando continuidade á aula, foi explicado pela professora os tipos de interpretações, o assunto da aula foi interpretação de imagem  sendo passado algumas imagens que deveríamos fazer leitura e buscar interpretar o que as imagens demonstrava, contudo tivemos um debate participativo. Foi passado pela professora imagens aonde deveríamos descobrir a mensagem que a imagem estava querendo demonstrar.
1.       A primeira imagem tinha uma mulher negra aparentemente cansada e que estava amamentando um bebê branco e que parecia saudável.
2.       Na segunda imagem, se referia a uma propaganda de uma revendedora de cuecas, onde tinha uma frase que dizia: No dia 12 embrulhe o seu pintinho para presente, onde aparecia um pinto dentro de uma cueca.

terça-feira, 9 de novembro de 2010

"A musica explode coração suas figuras de linguagens"


Explode Coração
Composição: Gonzaguinha
Chega de tentar dissimular
E disfarçar e esconder
O que não dá mais pra ocultar
E eu não posso mais calar
Já que o brilho desse olhar foi traidor
E entregou o que você tentou conter
O que você não quis desabafar e me cortou

Chega de temer, chorar, sofrer
Sorrir, se dar, e se perder, e se achar
Que tudo aquilo que é viver,

Eu quero mais é me abrir
E que essa vida entre assim
Como se fosse o Sol
Desvirginando a madrugada
Quero sentir a dor dessa manhã

Nascendo, rompendo, rasgando,
E tomando meu corpo e então
Eu chorando, sofrendo, gostando, adorando
Gritando feito louco, alucinada e criança
Sentindo o meu amor se derramando.
Não dá mais pra segurar
Explode coração

Esses foram algumas figuras de linguagens encontradas na musica com exemplos:

GRADAÇÃO-    "O primeiro milhão possuído excita, acirra, assanha a gula do milionário."
SINESTESIA-    “Dirigiu-lhe uma palavra branca e fria como agradecimento”.
ASSONÂNCIA- A fala atracada à faca
                          Ataca a graça abalada da traça… 
PLEONASMO- Estou organizando uma torcida organizada.
HIPÉRBOLE-   Já disse mais de um milhão de vezes!
ANÁFORA-      O que será que será? 
                         Que vive nas ideias desses amantes
                         Que cantam os poetas mais delirantes 
                         Que juram os profetas embriagados
METAFORA-   A vida é um palco iluminado
PROSOPOPEIA- O galo cantou às quatro da manhã... (Cantar é humano)
 

domingo, 7 de novembro de 2010

Aula do dia 06 de setembro de 2010

Na aula do dia 06 de setembro de 2010 tivemos como assunto “Dicas de interpretação de texto”. Foram mostradas algumas dicas de interpretação de texto, a interpretação depende apenas do interesse do leitor. Na continuação da aula foram passadas algumas musicas para que nós buscássemos identificar aquela mensagem que a musica demonstra.
  “Gostava tanto de você”: Nessa música o autor buscou passar aquele sentimento de tristeza, ao saber que sua filha avia sofrido um acidente e havia falecido, através dessa musica ele demostrou todo o seu amor por ela.
  “A vida é um moinho”: Cartola fez essa musica quando descobriu que sua filha era prostituta, através dessa música ele tentou mostrar para ela que na vida todos estão sujeitos a cometer erros que ela poderia esse mundo não tinha volta.
  “Flor de Liz”: Djavan fez esta música, que fala do erro que ele cometeu em só querer se fosse sua esposa e sua filha, o que aconteceu foi que as duas faleceram na mesa de parto.

Todos os alunos tiveram que expressar suas opiniões a respeito das musicas, logo em seguida ouve um breve intervalo na volta a aula a professora passou uma atividade um texto com varias perguntas aonde deveríamos responder em grupos, após a entrega dos textos a professora finalizou a aula.

Aula do dia 10 de setembro de 2010

 No dia 10 de setembro, a professora mostrou em slides duas poesias que nós deveríamos analisa-las, e  que cada aluno expressasse suas ideias a repeito de cada poesia

Poesia de Carlos Drummond de Andrade                                          
No meio do caminho
No meio do caminho tinha uma pedra
Tinha uma pedra no meio do caminho
Tinha uma pedra
No meio do caminho tinha uma pedra.

Nunca me esquecerei desse acontecimento
Na vida de minhas retinas tão fatigadas.
Nunca me esquecerei que no meio do caminho
Tinha uma pedra
Tinha uma pedra no meio do caminho
No meio do caminho tinha uma pedra.

                    


Poesia de Vinicius de Moraes
Soneto de felicidade
De tudo, ao meu amor serei atento
Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto
Que mesmo em face do maior encanto
Dele se encante mais meu pensamento.
Quero vivê-lo em cada vão momento
E em seu louvor hei de espalhar meu encanto
E rir meu riso e derramar meu pranto
Ao seu pesar ou seu contentamento.
E assim, quanto mais tarde me procure
Quem sabe a morte, angústia de quem vive
Quem sabe a solidão, fim de quem ama
Eu possa me dizer do amor (que tive):
Que não seja imortal, posto que é chama
Mas que seja infinito enquanto dure.




Também foi falado sobre estrutura de texto, todo texto deve ter coerência e coesão, busca seguir uma ordem de contexto, visando deixar o leitor mais satisfeito com o conteúdo escrito, todo texto deve ter começo, meio e fim ou (introdução, desenvolvimento e conclusão). Foi falado que de alguns defeitos que deveríamos evitar, abaixo mostrado.  Outro assunto foi comentado pela professora que foi “A importância do ato de Ler”.
DEFEITOS A EVITAR
Iniciar uma ideia geral, mas que não se relaciona com a segunda parte da redação.
II. Iniciar com digressões (o início dever ser curto).
III. Iniciar com as mesmas palavras do título.
IV. Iniciar aproveitando o título, com se este fosse um elemento d primeira frase.
V. Iniciar com chavões
Exemplos:
- Desde os primórdios da Antiguidade...
- Não é fácil a respeito de...
- Bem, eu acho que...
- Um dos problemas mais discutidos na atualidade...
Não finalizar (é o principal defeito)
II. Avisar que vai concluir, utilizando expressões como "Em resumo" ou "Concluindo"


A importância do ato de Ler
Sei que vivemos em um país onde a maioria da população é analfabeta (que fique bem claro que “saber ler” não é simplesmente juntar as letras formando palavras, juntar palavras formando frases e nem juntar frases formando textos, saber ler não é simplesmente ler, “saber ler” é ler e entender, é ler e depois poder expressar aquilo que leu com suas próprias palavras, saber ler é saber interpretar.